Em meio à crise sanitária e econômica desencadeada pela pandemia, o fantasma da fome voltou a assombrar o Brasil. A pandemia deixou 19 milhões com fome em 2020, atingindo 9% da população brasileira, a maior taxa desde 2004. É com esses dados e vivenciando um tempo obscuro que a solidariedade se faz presente, e ainda mais necessária através de ações emergenciais e doações voluntárias para ajudar a levar comida aos que se encontram em vulnerabilidade social.
Pensando nisso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira lançaram em 2020 a Ação Emergencial Solidária “É Tempo de Cuidar” da Igreja no Brasil, com o objetivo de estimular a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e proteção sanitária para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade.
A Cáritas Regional NE2 com atuação nos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, em 2020, foram mais de 141 mil famílias atendidas, mais de 17 mil cestas de alimentos e mais de 8 mil kits de higiene e limpeza doados. Após um ano da ação emergencial e a pandemia em seu pior momento a Cáritas NE2 busca sensibilizar, mobilizar e ampliar parceiros, voluntários, e a sociedade em geral a participar do segundo ano da Ação Emergencial Solidária nas paróquias e Dioceses.
Para Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Regional NE2, “além de milhares de mortes causadas pela pandemia da Covid-19, temos nos deparado com milhões de brasileiros com fome, quem tem fome tem pressa. Por isso, procure a paróquia,diocese mais próxima e vamos juntos ampliar essa rede de solidariedade”, comenta.
Para alcançar mais famílias a campanha está dividida em dois eixos: